sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Seminário em Bruxelas



Kamba, Guineáspora e FASCP representam Imigração africana em Portugal
As diásporas são actores estrategicamente importantes na área da migração e do desenvolvimento. É crucial que estejam presentes e sejam activos nos debates sobre políticas migratórias, visto que a sua implementação prática incluem o imigrante como protagonista do processo. Sem as intervenções das diásporas, acresce-se a dificuldade de as iniciativas de desenvolvimento e de migração cumprirem os resultados esperados.
Neste âmbito, foi organizado um seminário pela ADPC- African Diaspora Policy Centre, em cooperação com a União Europeia e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Bruxelas, nos dias 25 e 26 de Junho 2008, para melhorar o diálogo entre a diáspora africana e os políticos ao nível europeu. O seminário foi atendido por 120 participantes no dia 25. O dia 26, apenas aberto para a diáspora, teve 70 participantes nas oficinas.
Os assuntos discutidos no Seminário e nas Oficinas
Um dos pontos essenciais que foi abordado prende-se com a formalização e difusão da participação e do compromisso da Diáspora na Europa para o desenvolvimento em África, através: do apoio na criação ou na procura de empregos sustentáveis no continente africano, salientando as capacidades apropriadas da Diáspora, as redes sociais e institucionais, e o capital financeiro, social e político. Desta forma, é preciso utilizar e desenvolver critérios pré-definidos de elegibilidade para o emprego. da implementação de um fundo para “migração e desenvolvimento”, bem como a elaboração de projectos da diáspora financeiramente sustentáveis, e de políticas que utilizem as remessas como um componente chave de desenvolvimento em África. da criação de um Conselho da Diáspora para a Paz e Estabilidade. do co-desenvolvimento utilizando o modelo francês: diásporas como intermediários de desenvolvimento. da utilização da diáspora como uma ferramenta para sensibilizar a juventude africana sobre os aspectos negativos da migração. do reforço da comunidade da Diáspora na Europa: melhores ligações entre a Diáspora transnacional e transgeracional.
O segundo ponto foi o papel da Europa nas políticas de Migração e Desenvolvimento. Nesta reunião, insistiu-se numa promoção das boas práticas da integração dos migrantes, por parte da União Europeia (UE). Esta deverá lutar contra a discriminação existente e deverá trabalhar especialmente na coerência entre as políticas de migração (recrutamento, directivas de retorno) dentro da UE e entre a UE e União África (UA). Os presentes declararam que os países de origem e de acolhimento deveriam encorajar medidas com incentivos para facilitar a migração circular, através de reconhecimentos de educação e de qualificação, pensões, entre outras. A UE e a UA deveriam apoiar a Diáspora Africana para se unificar antes da cimeira em Joanesburgo em Outubro 2008.
Foi a primeira vez que 50 organizações da diáspora africana em 10 países da UE se juntaram para interagir, dialogar e trocar informações, novas experiências e boas práticas em torno de questões na área de Migrações e Desenvolvimento. Quatro destas associações de imigrantes são portuguesas. Um dos objectivos deste seminário foi de facilitar a inclusão das vozes, visões e perspectivas da Diáspora Africana nas deliberações de políticas que decorrem ao nível da União Europeia, da União Africana e mundial, de forma mais estruturada e formalizada, para eventos como o Fórum Mundial sobre Migração e Desenvolvimento (GFMD), nas Filipinas, a conferência “African Diaspora Summit” na África do Sul, e a conferência organizada por França, durante a sua presidência na UE. Todos estes eventos decorrerão em Outubro deste ano.
Conheça as associações portuguesas de imigrantes presentes neste seminário:
Kamba (Presidente Ass., Luís Costa: luiscosta35@gmail.com; vice-presidente, Giselle kamal: gisellekamal@hotmail.com)
FASCP- Fundo de Apoio Social de Caboverdianos em Portugal (Vice-presidente, Andredina Cardoso: andredina.cardoso@gmail.com)
Guineáspora- Fórum de Guineenses na Diáspora (Presidente, Mário Cabral: cabralml@hotmail.com)

Corpos Sociais

Direcção

Presidente – Eduardo de Sousa Magalhães da Costa

Vice-presidente – Manuel Domingos da Silva Pires

Tesoureira – Ana Marques Pinto

2º Secretário – Jorge Manuel Fernandes Campos

Conselho Fiscal

Presidente – Domingos da Silva Costa

1º Secretária – Helena de Jesus Camacho Simões

2º Secretário – Sérgio Lopes Marques Camacho

Mesa da Assembleia

Presidente – Luís Filipe Tavares da Costa

1º Secretária – Giselle Marisa Camal Jafar

2º Secretário – Joaquim José da Costa e Silva

Tomada de posse 2008